Criação de Websites

Dez tendências para o web design em 2014


O The Next Web fez uma lista com algumas de suas apostas para web design no ano de 2014. A lista é interessante e levanta algumas tendências que não só prometem pegar, mas como também podem vir para ficar. Nós as trouxemos para cá também, veja abaixo:

1) Tipografia com personalidade

Fontes que tenham algo a dizer, mas que também passem uma imagem profissional. Para isso, é necessário misturar referências e experimentar bastante, para conseguir chegar a uma tipografia que não seja padrão, mas que tenham algo de original.

2) Flat Design

Quando se fala em design, a Apple ainda é uma das grandes referências no mundo. E, bem, basta olhar para o design do iOS 7 e sua filosofia de simplicidade, clareza, etc.

3) Grandes áreas de destaque substituindo sliders

Segundo o TNW, essa é a maior tendência do momento. As pessoas estão substituindo os clássicos sliders por uma grande área de apresentação, com imagem de fundo, e apenas algumas informações básicas logo no primeiro scroll para conquistar mais atenção.

4) Foco pesado no mobile

Agora que design responsivo está se tornando lugar comum, começamos a ver sites se aprofundando nas estruturas mobile e desenvolvedores colocando mais recursos para os smartphones.

5) Vídeos no lugar de textos

Muitas vezes na área de destaque não há sequer texto, apenas um vídeo, que chama mais a atenção do visitante e tem mais chances de mostrar o produto.

6) Sites de longos scroll

Uma tendência antiga e que, com os novos modos de consumir conteúdo na web, está voltando à tona. Há técnicas para organizar bem o material e a cada scroll apresentar as coisas de uma nova forma, sem ficar entediante.

7) Cores de esquemas simples

Por simples, entenda: duas cores. Aqui vale ainda notar que, neste caso, branco e preto não devem ser considerados cores, apenas elementos neutros.

8) Conteúdo simplificado

Tudo com cara de Twitter, com textos pequenos, no máximo com 250 caracteres — sim, um pequeno tamanho, apenas para conquistar e manter os olhos rápidos dos leitores.

9) Derrube a sidebar

Para blogs e sites com cara de revista. A ideia é tirar da frente do leitor qualquer coisa que possa chamar a atenção dele e deixá-lo focado em seu conteúdo.

10) Imagens manipuladas

Apesar de parecer pouco coerente com o “esquema de cores simples”, o TNW também indica utilizar imagens manipuladas (com um ar de Instagram) como fundo do site.


Fonte: http://thenextweb.com/
Publicação: 25/05/2011